Imagem do écrã

Eugénio, o génio das palavras - Versão 2

O Eugénio é um agente de software que funciona no ambiente Microsoft Windows para sugerir palavras que completem o texto que está a ser editado. O Eugénio analisa a vizinhança do cursor e sugere um número configurável de palavras que, na sua opinião, são mais relevantes no contexto. Este agente foi concebido para acelerar o processo de escrita a pessoas com limitações motoras. O programa foi desenvolvido em colaboração entre a Escola Superior de Tecnolgia e Gestão (ESTIG) de Beja, o Laboratório de Sistemas de Língua Falada (L²F) do INESC ID e o Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral de Beja (CPCB). A utilização do programa é gratuita para uso particular.

Novidades da versão 2

A segunda versão do Eugénio apresenta diversas novas funcionalidades. Em primeiro lugar, a predição deixou de estar limitada ao MS Word, passando a funcionar com todas as aplicações do Windows. O Eugénio oferece agora também um teclado virtual configurável com a possibilidade de várias formas de varrimento. Adicionou-se também a facilidade de leitura quando utilizado em conjunto com um sintetizador de fala compatível com a interface SAPI 4. Finalmente, o Eugénio passou a permitir também a utilização de abreviaturas para a aceleração da escrita.

Download

A instalação está disponível na forma de um arquivo comprimido. Carregue no seguinte ícone para iniciar a transferência:

arquivo eugenio2.zip (3.9MB)

Instalação

Depois de extrair todos os ficheiros incluídos no arquivo para uma directoria, execute o programa SETUP que está dentro de Disk Images\disk1. Espere até surgir a mensagem indicando que a instalação foi concluída.

Para versões de Windows 95 e 98, deverá em seguida correr o programa MSagent também incluído no arquivo.

Finalmente, e para todas as versões versões do Windows, terá ainda de executar o programa Genie.

Depois de correctamente instalado deverá ter no seu ambiente de trabalho (fundo do écrã) um ícone com o título «Preditor Palavras».

Verificação da Instalação

Comece por iniciar o editor MS Word como habitualmente. Execute em seguida o Preditor de Palavras clicando no ícone que tem no ambiente de trabalho (Nesta nova versão pode iniciar o Eugénio antes do MS Word se assim pretender).

O preditor de palavras começa por lhe dar a opção de criar um novo utilizador ou utilizar um perfil já existente. Preencha o novo nome de utilizador que pretende e carregue no botão «Criar» e depois em «OK». Um mesmo utilizador pode ter vários perfis para composição de textos de tipos diferentes (cartas, relatórios técnicos, programas de computador, etc.) fazendo com que o preditor vá aprendendo vocabulário específico para esses textos. Génio

Deverá ser em seguida saudado por um agente Microsoft controlado pelo preditor de palavras. Deverá surgir também uma janela com um teclado virtual que poderá mais tarde configurar a seu gosto.

Poderá verificar o funcionamento do preditor introduzindo uma letra no documento da janela do editor Word. Ao fim de pouco tempo, deverá surgir nas linhas superiores da janela do teclado virtual, uma lista numerada de palavras iniciadas pela referida letra. Se alguma dessas for a desejada basta carregar no dígito corresponde, e o génio encarregar-se-á de a introduzir do documento.

Manual

Tem disponível um manual de utilização no menu do Windows: Iniciar>Programas>Preditor Palavras. O manual está disponível em três formatos: HTML, Word e PDF. A instalação coloca ligações para estes documentos directamente no seu ambiente de trabalho.

Lista de correio

Se pretender receber informação sobre novas versões do Eugénio, deixe-nos ficar o seu endereço de correio electrónico:


Versão 1

Por motivos históricos, mantemos ainda a possiblidade de instalar a versão anterior:

arquivo eugenio.zip (3.2MB)

Autores

Luís Garcia
luisbgarcia (@) estig.ipbeja.pt

Luís Caldas de Oliveira
Luis.Oliveira (@) inesc-id.pt

Esta aplicação foi desenvolvida no âmbito do projecto «CAPE - Comunicação Aumentativa em Português Europeu» financiado pelo programa CITE IV do Secretariado Nacional de Reabilitação e Integração das Pessoas com Deficiência. .