SVIT

From L²F

SVIT - Partial Automation of Directory Services Based on Synthesis of Telephone Numbers (1995-1999)

Resumo

O projecto SVIT - Serviço Vocal de Prestação de Serviços Informativos - integra-se numa perspectiva de evolução do actual sistema de informação telefónica (SIT), usado pela Portugal Telecom, complementando-o com um sistema de síntese de fala através da concatenação de palavras.

O projecto é realizado por vários grupos do INESC, sob subcontrato com o INESCTEL / PT:

  • Grupo de Processamento de Fala
  • Centro de Processamento de Sinais
  • Centro de Operações e Gestão de Telecomunicações

O serviço informativo de nomes/moradas/telefones de assinantes subdivide-se tipicamente em directo (busca do número de telefone / morada, dado o nome / morada do assinante) e inverso (busca do nome / morada, através da indicação do número de telefone).

A primeira fase do projecto consistiu no desenvolvimento de um sistema informativo directo semi-automatizado, em que a operadora, após dialogar com o cliente, preenche (manualmente) os campos indicados na Base de Dados de Assinante, por forma a obter o número de telefone pretendido que é então sintetizado. Esta fase foi concluída com sucesso.

A segunda fase do projecto, em fase de conclusão, consistiu no desenvolvimento do serviço informativo inverso semi-automatizado, em que a operadora interroga (manualmente) a Base de Dados de Assinante, por forma a obter o nome e a morada pretendidos que serão sintetizados.

No desenvolvimento deste projecto colaboraram, por parte do Grupo de Processamento de Fala, os investigadores Luís Caldas de Oliveira, Isabel Trancoso e Maria Isabel Mascarenhas, para além de vários estagiários.

Isabel Trancoso
Wed Aug 13 15:29:52 WET DST 1997