Sumarização de serviços noticiosos televisivos

From L²F

Proposta de Trabalho Final de Curso 2002/2003

Orientação

Objectivo

Desenvolvimento de um sistema que partindo de notícias, resultantes da segmentação dos serviços noticiosos de televisão, gere um sumário associado a cada notícia. Essas notícias serão acessíveis para o utilizador através da definição de um perfil ou através de uma pergunta ao sistema onde está armazenada a informação.

Descrição

Como espectadores temos acesso a uma grande quantidade de informação, nomeadamente através dos serviços noticiosos de televisão e rádio. Seria interessante conseguir definir qual o tipo de informação que realmente nos interessa, sendo capaz de filtrar o conjunto de notícias não relevantes com base no seu conteúdo. Isso levar-nos-ia a um acesso de informação mais eficaz.

Neste trabalho pretende-se utilizar os serviços noticiosos da RTP disponíveis na WEB e partindo da sua segmentação em notícias criar um sumário de cada notícia. O funcionamento do sistema permitirá dois modos. Num modo o utilizador deverá poder especificar o seu perfil definindo os assuntos/temas que lhe interessam. O sistema deverá analisar as notícias e classificá-las como inseridas ou não nos perfis dos utilizadores. Num horário especificado será enviado um mail ao utilizador com os títulos e sumários das notícias e com links para o ficheiro em RealVideo disponível no site da RTP. No segundo modo o utilizador faz uma pergunta ao sistema definindo o assunto/tema que lhe interessa e são retornados os títulos e sumários das notícias que se adequam à pergunta do utilizador. Associado a cada notícia vem o link para o ficheiro em RealVideo disponível no site da RTP.

Recursos

Dados disponíveis na RTP e recursos computacionais disponíveis no L²F (Laboratório de Sistemas de Língua Falada) do INESC ID Lisboa.

Observações

  • Trabalho realizado em colaboração com a RTP.
  • Reuniões de acompanhamento semanais.

Outros Dados

  • Local de trabalho: L²F (INESC-ID Lisboa).